sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Lula volta criticar oposição por ação contra programa "Territórios da Cidadania"

29/02/2008 - 14h41

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta sexta-feira a iniciativa da oposição de entrar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o programa "Territórios da Cidadania", classificado pelo DEM e o pelo PSDB como eleitoreiro por destinar 11,3 bilhões para 958 municípios em todo o país em ano eleitoral.

Em tom mais ameno do que as declarações dadas ontem, em Quixadá (CE), Lula disse hoje em Aracaju (SE) que é preciso cumprir a "obrigação republicana do Estado, que tantos elogias mas, na prática, alguns parecem querer sempre adiar".

Sem citar nenhum partido da oposição, o presidente criticou indiretamente a ação protocolada pelo DEM e pelo PSDB ao chamar de "conservadores" aqueles que colocam 24 milhões de brasileiro "do lado de fora do país".

"Chega a ser trágico que, em nome de uma suposta salvaguarda eleitoral, alguns conservadores defendam a manutenção de 24 milhões de brasileiros e brasileiras na soleira da porta, do lado de fora do País. Significa impedir que o povo de 958 municípios, sendo 499 deles aqui no Nordeste, receba imediatamente os benefícios desse programa ['Territórios da Cidadania']", afirmou.

Para Lula, essa "resistência conservadora" é inútil, porque o país está "diante de uma mobilização para o desenvolvimento regional".

O presidente participa nesta sexta-feira da cerimônia de abertura da 6ª reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, em Aracaju.

Ontem, durante entrevista coletiva em Quixadá, Lula disse que o programa não era eleitoreiro porque ele não estava em campanha e criticou "setores da oposição" que entraram com a ação no STF.

"Eu acho que é importante o povo saber que tem setores da oposição que estão entrando na Justiça para evitar que se faça política que eles deveriam ter feito quando governaram o Brasil a muito tempo atrás e que não querem que a gente faça. Eu vou continuar fazendo porque fui eleito para governar o país e todo mundo sabia do meu compromisso", disse o presidente ontem.

Investimento

O programa "Territórios da Cidadania" destina R$ 11,3 bilhões para 958 municípios em todo país. Pelo programa, haverá um sistema integrado das ações sociais já em curso com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais principalmente nas áreas com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Na proposta, são 135 ações que tratam de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais em 958 municípios --em 60 áreas com menor IDH.

A previsão do programa é atingir 24 milhões de pessoas que vivem em comunidades rurais, de indígenas, de quilombolas e de pescadores. Os projetos relativos ao programa envolvem 19 ministérios sob coordenação do Desenvolvimento Agrário.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial