Em Moçambique, Lula valoriza avanços na educação, mas ignora ...
Em Moçambique, Lula valoriza avanços na educação, mas ignora ...
![]() | |
| |
![]() |
Em Moçambique, Lula valoriza avanços na educação, mas ignora falhas no Enem
Lula discursou sobre a criação de novas escolas técnicas e universidades e sobre a importância da educação na formação do cidadão.
No entanto, o presidente não fez nenhum comentário sobre as falhas que levaram à suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Universidade Aberta do Brasil oferecerá inicialmente quatro cursos de graduação a distância para os moçambicanos - biologia, matemática, pedagogia e administração pública - em três pólos no país.
Lula valorizou a importãncia da informação na era digital e afirmou que a cooperação objetiva permitir que Moçambique consiga melhores índices na área educacional. A expectativa é que 7290 alunos sejam atendidos pelo projeto.
Ao falar sobre o Brasil, o presidente fez um balanço do investimento na área educaiocnal ao longo dos oito anos de seu governo.
"O Brasil, em cem anos, construiu 140 escolas técnicas. Nós, em oito anos, estamos inaugurando 214 escolas técnicas.
Nós estamos inaugurando 14 universidades federais novas e 126 campi avançados, levando braços da universidade para todo o interior do país", disse o presidente, explicando aos moçambicanos o funcionamento de programas como o ProUni e o Reuni".
Lula falou também sobre a educação como um instrumento de diminuição das diferenças sociais e de criação de oportunidades de trabalho.
O presidente lembrou que ele e seu vice, José Alencar, foram os primeiros a dirigir o país sem diploma universitário e afirmou que, contraditoriamente, foram os que mais investiram em educação.
"E vejam que engraçado: depois de oito anos nós vamos terminar o nosso mandato, e nós seremos o presidente e o vice-presidente que mais fizeram universidades federais na história do Brasil, que mais fizeram escolas técnicas na história do Brasil e que mais criaram oportunidades de estudantes entrarem nas escolas", disse o presidente.
Ainda nesta semana, o presidente viaja para Seul, na Coreia do Sul, para participar da reunião do G20.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial